Feliz 2012…e Excelente 2013 !!!!

Então chegou a hora de fazer um balanço desse ano, que pra mim foi muito intenso.

Ano esse que parecia ter perdido tudo o que havia conquistado…e Não é que eu estava enganada? Sim, o começo das conquistas bateu à minha porta e estou de braços abertos para recebê-las !

Mais um ano de troca de abordagem terapêutica para o tratamento contínuo do Matheus, mais um ano de muito trabalho, mais um ano de dificuldades com familiares e amigos (quanto ao autismo), mais um ano que acaba! Ufa…Graças a Deus!

Pra quem é mais próximo, já deixei um recado no facebook com a minha mensagem desse ano:

O que eu levo desse ano de 2012 êh a lição de conseguir viver um dia de cada vez.
Dia após Dia. Insistindo, persistindo e nunca desistindo…sempre com muita paciência !
Desejo de todo coração a vocês meus amigos, que acompanharam meu ano com muitos desafios pelo autismo do Matheus, a minha nov
com muitos desafios pelo autismo do Matheus, a minha nova vida, pós separação, emprego novo, enfim, loucura total… Que no próximo ano, possamos juntos passar novamente por tanta coisa juntos!
São nessas horas que amadurecemos e entendemos que A Vida Começa Todos Os Dias !
Excelente Natal e que venha 2013 !!!
Bjo carinhoso,
Gi e Matheus !

IMG_6157

Tem algumas coisas que precisam ser destacadas para esse ano na minha vida…

A questão da mudança da abordagem terapeutica do Matheus de casa para a escola. Ainda nao sei se na nova escola ele terá esse espaço, mas sei que vou lutar por isso, porque posso garantir a vocês que fez A DIFERENÇA em seu desenvolvimento.

Posso estar enganada, mas a terapia dele em casa nao rendia, nao dava frutos, nao o colocava num contexto do mundo e PRA ELE, vamos deixar claro, nao estou dizendo que nao funciona, mas que pra ele foi melhor, desta forma, foi a melhor coisa que fizemos.

Ele conseguiu se adaptar à terapia 1×1, quando o dia era para se trabalhar a relação com outra pessoa e nesse caso, um a um, as crianças da turma dele participaram com ele. Ele adorou “conhecer” e gostar de aprender. Sim, a parte mais importante de um aprendizado, seja ele qual for, esta no interesse e no sentido que ele faz e traz pra nossa vida e pro contexto que se esta trabalhando. Eu nao entendia quando me falavam isso, mas o fato dele querer me mostar que é capaz de algo, foi FANTASTICO.

Sem contar, que com esse boom começamos a escutar palavrinhas e sons que nao tinham saído ainda. Outro item que contribuiu demais para alguns ganhos que tivemos foi o “espelho”, outra coisa que nunca botei uma fé que iria ajudar. FUNCIONA!!! Eu garanto! Matheus ja imita todas as partes do corpo, imita uma musica e aprendeu a se observar quando esta sozinho. Antes, ele entrava e saia do elevador e NUNCA havia percebia que estava ali, risos, de frente pra ele mesmo. Hoje, abaixa e levanta e quando se vê, dá uma risadinha… Me abraça e faz com que juntos olhemos para o espelho, como na foto! É muito fofo!!!

AGORA, preciso confessar… o meu BOOM foi a maneira como aprendi a olhar a vida. Antigamente, e isso nem é tao remoto assim, eu era uma pessoa bitolada, amarga, seca, e incapaz de perceber minha ansiedade. Consegui olhar para o autismo, não como um rótulo pro meu filho, mas como uma “caracteristica” que ele tem… como o flap das mãos, a ecolalia vocal, as dificuldades de relacionamento. SIM, eu pude respirar. SIM, eu consegui olhar pra mim como mulher, como uma pessoa e nao como uma máquina e acredito que isso tem ajudado demais o Matheus ! Essa é aminha dica desse post, precisamos viver a NOSSA vida tambem. Entrar numa academia, sair pra dançar, conhecer pessoas novas, fazer novos amigos e isso não ntirará nosso mérito de sermos excelentes mães e estudiosas do autismo. Em nenhum momento eu paro de pensar que preciso ajudá-lo, em nenhum momento eu parei de pensar em como adaptar os materiais dele da escola, em nenhum momento eu parei de planejar atividades em grupo para que ele entre no contexto da turma da escola, entendem??? É possivel fazermos tudo isso!

E vou confessar que nem cansa tanto assim🙂

Assim como ja falei algumas vezes, o que me define nesse ano é a capacidade e a oportunidade que eu me dei em começar a viver todos os dias! A cada dia que eu acordava eu me permitia começar de novo.

E é isso que eu desejo pra todos nós em 2013.

Que sejamos capazes de compreender que nem tudo é da forma como desejamos e esperamos, mas que dia após dias, de pouquinho em pouquinho, poderemos alcançar o nosso objetivo. E que se ele nao for alcançado por completo, na hora certa isso vai acontecer. E que se mesmo assim, nao conseguirmos o todo, o que ganhamos ja será o maximo, porque nossas expectativas serão tão pequenas que todos os ganhos serão consideradas vitórias! E uma vitoria pra quem luta é digna sempre de comemoração.

Ao Infinito e Alem !!!!!!

Grande Beijo,

Gi

2 responses to this post.

  1. Posted by Márcia on 22/12/2012 at 23:30

    Gi, AMEI esse post, fico super feliz com td q vc colocou aqui… Viver feliz e intensamente com o q temos e o q podemos fazer, dentro de nosso máximo!!! Aprendo com vcs a cada dia, obrigada viu!!!!
    bjo enorme…

    Responder

  2. Gi, obrigada pela linda msg! Que 2013 seja tudo o q vcs desejarem. E supere todas suas expectativas. Feliz Natal! Love you! AnaM

    Responder

Deixe uma resposta

TodosSomosSemelhantes

Um pouco mais sobre a nossa vida...

Uma voz para o autismo

Um pouco mais sobre a nossa vida...

