Minha Homenagem à Escolinha das Acácias !

Oi pessoal,

Ja falei sobre inclusão aqui..

O que eu acho que é inclusão e o que de fato acontece no dia a dia dessas crianças que precisam tanto de uma atenção diferenciada para que possam ser inseridas no contexto do grupo.

Esse post, é uma forma que encontrei de homenagear a escola do Matheus, Escolinha das Acacias ( www.escolinhadasacacias.com.br ).

Foi lá que há quase 2 anos fomos direcionados a procurar um médico, pois o matheus destoava demais da turma dele.

E de lá pra cá, o que mais encontramos neles, em todos SEM exceção, desde o porteiro à diretora, todo apoio para nos ajudar com o Autismo e seus desafios diarios.

Acho que podemos começar com um pedaço do texto que a professora dele, Patricia Lucca, mandou no relatório do primeiro trimestre de 2012.

“Percebemos que o Matheus procura estabelecer uma comunicação mais acertiva a cada dia que passa.Entende todos os comandos que pedimos para ele sentar, entrar, sair, lanchar e fazer atividade. Faz esteriótipos cm as mãos e movimentos repetitivos varias vezes ao dia.

Matheus nos traz a chance de perceber o quanto é possivel oferecer a condição de acreditar na inclusao como tambem nos faz sentir educadores inclusivos, pois, como educadores somos tão capazes que muitas vezes desconhecemos nosso potencial inclusivo.

Enfatizo que sou professora sem especialização em educação especial, apenas acredito que é possivel dar a todos a mesma oportunidade!

Assim como fazemos com o nosso Matheus… “

Este slideshow necessita de JavaScript.

Ja tivemos muitos reports de varias professoras especiais que cuidaram dele nesses 3 anos, Tia Cris, Tia Marcia, Tia Bia e agora a Tia Patty.

Em todos os momentos, elas se desdobraram para tentar entender o que acontece com ele. Como eh seu entendimento das coisas, como fazer pra sair de uma birra, mas principalmente., como fazer para que ele interaja com os amigos.

Existem muitas escolas que estao trabalhando para inciar o processo de inclusao social, e existem outras que sao escolas para crianças especiais e que tem as crianças neurotipicas tambem. Espero que entendam a diferença nisso.

A escola do theus, não é de fato uma escola de inclusão social, mas queria comentar algumas coisas que elas fazem…e depois digo o que acho, ok?

  • Matheus sempre teve apoio para adapatação de material, se necessário,
  • Matheus eh uma criança que desde a faxineira, cozinheira, professoras, auxiliares, porteiros e diretoras é chamado e estimulado o dia todo a comprimentar, beijar, abraçar e fazer as mesmas coisas que as coutras crianças fazem,
  • Matheus, hoje, tem acesso à uma sala da escola por 3 dias na semana na escola pra fazer a sua terapia,
  • Matheus tem o mesmo atendimento que as outras crianças, mas com um olhar diferente dependendo da sua necessidade,
  • Todos torcem, quase que diariamente, para que com tanto estímulo, ele possa falar (alguns até sonham com isso)
  • Esse ano, no dia 02 de Abril, teve uma festa na escola em comemoração ao Dia da Conscientização do Autismo (CHOREI !!

Agora eu queria perguntar a vocês.

Vocês acham que isso não é inclusão social?

Tia Paty, querida, minha mensagem pra você, que quis enfatizar nao ser especializada educação especial….. Você tem feito, MUITO MAIS, que muita professora de inclusão social de SP.

Seu carinho, atenção, olhar de mãe, Vò e professora dele, tem feito uma diferença sem tamanho.

Pra ser sincera, se eu encontrar tia´s Paty´s pela minha vida inteira, tenho certeza que o matheus conseguira envoluir e ser uma criança especial, em meio ao mundo.

No nosso caso, a boa vontade, boa intenção, dedicação vale um milhao de vezes mais do que as pessoas que focam em tratar crianças especiais e as tratam com exclusao social. SIM, olhar para o Matheus e tratar ele de forma diferente, o excluiria da turma e isso NÂO é o que você faz.

Portanto, saiba que a boa vontade com essas crianças, vale mais, MUITO mais do que cursos, leis e regras!

Sim, é claro que conhecer mais sobre o que o autismo faz, caracteristicas, métodos de apoios, pode e ajuda vocês no dia a dia.

Eu sou muito Grata a você e a todos da escolinha que me apoiam, entendem meu nervosismo em alguns momentos, angustias, alegrias, meus aparecimentos no meio do dia, porque de fato eh dificil pra uma mae deixar seu filhote na escola o dia todo.

Vocês sao meu braço direito, e o esquerdo, cuidam dele com tanto amor e carinho que me faz ser grata pra sempre🙂

Eu penso assim: nao precisamos de muitas conquistas, precisamos de muitas pequenas conquistas, porque assim damos mais valor ao que ele aprendeu. Gostaria de dividir com vocês isso, porque as vezes sentimos frustrações por nao conseguir ensinar tudo o que queremos. Mas saiba que as pequenas conquistas que vocês vem ganhando a cada dia, vao fazer diferença na vida dele.

E sempre será lembrada por nós ! SEMPRE !

Vanessa e Andreia (alguem mostra pra ela, please…), vocês são nossas anjas! A presença de vocês faz a diferença na vida do Matheus, e por consequencia, na nossa!

Espero de todo coração que a passagem do matheus pela escola possa ter inciado um trabalho bonito e que tem tudo pra crescer e ser mais um dos diferenciais de vocês.

Grande Beijo, NOSSO!

2 responses to this post.

  1. Posted by Vanessa santos on 28/06/2012 at 1:12

    Gi hoje resolvi ler novamente este texto, porque eu estava pensando no Matheus…. e quero novamente agradecer seu carinho por todos da Escolinha. A homenagem é maravilhosa!!!!! Muito especial tudo que vc escreveu. Muito obrigada
    bj
    Vanessa

    Responder

  2. Posted by Abigail B F Andrade on 05/10/2012 at 3:20

    Amei esse texto…..É Gislaine nos útimos tempos tenho pensado muito depois de tantos anos,acho que temos que falar e mostrar td que esta dando certo,…que deu certo os exemplos como toda sua historia ,é um exemplo lindo temos que passar para que de animo a todas outras escolas , pais, professores ….queiram aprender e dar oportunidades para todos os autistas…..parabéns..a vc e toda sua equipe….que ajudam o Matheus….lindo…….

    Responder

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

TodosSomosSemelhantes

Um pouco mais sobre a nossa vida...

Uma voz para o autismo

Um pouco mais sobre a nossa vida...

%d blogueiros gostam disto: