02 de ABRIL – Dia Mundial Conscientização Autismo

Estou há um tempinho pra escrever sobre esse dia…

Exatamente no dia 17 de Novembro de 2010, recebemos o diagnostico de que o Matheus estava dentro do Transtorno do Espectro Autista.

Em Janeiro, comecei a procurar grupos de Pais que estivessem na mesma situação que eu para poder desabafar um pouco. Afinal, a nao ser que  você esteja nesta mesma situação, NINGUEM entende o que eu falo. Claro que nao por desprezo, mas p0r nao sentir na pele mesmo.

Muito bem, entrei para um grupo grande onde conheci muitas pessoas e profissionais legais. Mas nao era exatamente ali que me sentia bem! eram 3000 pessoas, vc nao consegue estabelecer vinculos com esse tanto de gente!

Foi lá que conheci uma grande Amiga e parceira, Andrea Werner. Com ela comecei a compreender muita coisa e aceitar outras.

Em fevereiro de 2011, entrei para um grupo pequeno, na época eram 30 mães, e foi aí que a minha vida e a do Matheus mudou!

Nesse grupo, dividimos diriamente nossas vidas. Todas as batalhas com o autismo, batalhas e conquistas pessoas e das familias, tudo!!!!

Palestra RDI

Me lembro bem de duas coisas que foram, até hoje, apavorantes para mim. O dia em que fizemos o exame de bio-impedância, que nos diria se o matheus tinha algum problema de audição e o dia em que fizemos a tomografia, que ele teve que tomar anestesia geral. De fato, esses dias, se pareceram intermináveis. E SE, eu estivesse no grup autismo-familia, com certeza teria sido menos dolorido.

Acompanhamos o detalhe de cada filho do grupo, exames, dentistas, pediatra, fono, terapias e graças a Deus, podemos compreender o que a outra mãe esta sentindo.

Para muitos pais, um exame de sangue é comum…vc chega lá, dá uma bexiga pra criança, ou explica que ela vai ganhar um presente e rapidamente vc faz o exame e vai embora.

No caso do matheus, que é super sensível a barulhos e toques, a cena da sala em que ele vai ter que ser segurado por umas 4 pessoas, mais a pessoa que for fazer o exame, mais Eu, conversando ou muitas vezes cantando no seu ouvido e o Pai segurando as pernas, é quase que uma cena de um filme de terror muito forte.

Enfim…vamos ter que passar por isso ainda muitas vezes, e sei que terei os pensamentos positivos e a força do meu grupo comigo! Isso é de enorme valia.

Em Maio de 2011, exatamente no dia das mães, conheci outra Super Amiga e Parceira, Tatiana Ksenhuk, que tambem fez muita coisa mudar na minha vida.

Depois dessas duas mães, matheus entrou para o ABA, pude fazer cursos com a Mentora do nosso grupo, Marie Schenk, sobre RDI, Coordeação  Equilibro entre outros, e pude finalmente conhecer as outras mães em muitos encontros que fizemos.

Palestra Coordenação e Equilibrio Emocional

Jd Botanico

 

Voltando para o assunto principal, ano passado participei pela primeira vez da caminhada que teve na ponte estaiada em prol da campanha de conscientização. Foi uma emoção enorme ver todo aquele mundaréu de gente caminhando pela mesma causa. Este ano, estou pronta de novo!

Fiz tambem uma mini campanha de conscientização, criando materiais de divulgação e distribuindo pelas escolas e na empresa em que trabalhava. Foi muito prazeiroso. Meu material deste ano, esta quase pronto🙂

Temos um canal em comum, que por acaso é deste grupo tambem, que é a Revista Autismo, um meio de divulgar informação sobre o assunto, gratuitamente. A revista é feita atraves de doações. É um orgulho, gente! Lá, vcs poderão acessar informações sobre os eventos ja confirmados para esse ano, em SP, RJ e Atibaia.

www.RevistaAutismo.com.br

Participe você também estando de azul dia 02 de abril, ou divulgando informações sobre o assunto (tem muito material no site da Revista), ou participando de um dos eventos que acontecem no dia 01 de Abril.

Eu farei a minha parte🙂

TodosSomosSemelhantes

Um pouco mais sobre a nossa vida...

Uma voz para o autismo

Um pouco mais sobre a nossa vida...

