Nao falamos?!?! Quem disse !!!

Desde pequeno a maneira que nos mostrava que queria algo era se dirigir ao que queria,pegar em nossa mão e levar ate o objeto.

Pra mim, sempre foi preguiça de pedir e de falar e acabava sempre fazendo o que ele queria. Quando começamos o trabalho com as terapias, começamos a ser orientados a repetir uma ou duas vezes e esperar um tempo para ele responder. Nem sempre as crianças autistas tem o tempo de resposta imediato, existem crianças que precisam de um tempo para processar a informação recebida e dar o retorno para quem esta com ela.

Fui aprendendo que a fala é o que menos tem significado na nossa vida. E quem disse que eles não nos ensinam coisas? O olhar, fala MUITO, muito mais do que imaginamos. Um abraço, nos dá a maior sensação de amor que existe, muito mais do que falarmos eu te amo. Um choro sentido,  um olhar que o deixa confuso com o que deve fazer, ou mesmo um olhar dele pra gente de agradecimento. NÃO EXISTEM PALAVRAS QUE DEFINAM NADA DISSO.

Algumas dicas da fonoaudióloga que o acompanha, Renata Velloso, esta sendo colocada em prática. Já se ouve um “ti” de tchau, “xi” para o xixi e “gi” para Gigi (EU!!).

Tenho toda fé deste planeta que meu filho vai conseguir “se libertar” e vai se comunicar verbalmente conosco. A Fé move montanhas, por isso não desistirei jamais de tentar.

MAS, se por acaso a tal da “expectativa” estiver alta, eu vou zera-la. A imposição de ele TEM QUE falar é muito dura. Afinal, e se ele fosse mudo? E se ele tivesse problema auditivo? Não o aceitaríamos? Não faríamos esforço para ele se comunicar?

Não sei pessoal, eu tenho aprendido a duras penas que não encontraremos pessoas da maneira que planejamos ou esperamos no nosso caminho.

Às vezes, elas serão um pouco diferentes, terão mais trejeitos, serão mais nervosas ou mais alegres, serão mais carinhosas ou quem sabe mais envergonhadas, nos amarão do jeito que esperamos ou não conseguirão demonstrar seus sentimentos, mais tudo isso não significa que não existe amor!

Eu acho que os gestos, carinhos, olhares sem nenhuma palavra são os melhores que eu já recebi até hoje.

Pensem nisso……. quando foi a ultima vez que vocês falaram com alguém pelo olhar?

One response to this post.

  1. Posted by Renata Oda on 17/02/2012 at 23:21

    Snif! Lindo, amiga! Bjaozao

    Responder

Deixe uma resposta

TodosSomosSemelhantes

Um pouco mais sobre a nossa vida...

Uma voz para o autismo

Um pouco mais sobre a nossa vida...

