SIM !!! Eles tem sentimentos !

Estava ontem pensando em várias coisas que eu gostaria de dividir com vocês.

Mas, o que mais me tocou o coração foi… SIM, eles têm sentimentos!

Sempre que eu divido com alguém a informação de que o Matheus tem Autismo, a resposta é sempre:  Ô coitadinho! E fazem uma cara de piedade.

Eu sempre abro um sorriso, na minha mente vem sempre a frase: Coitado é filho de rato que nasce pelado… Mas claro que não respondo isso :-) Com o sorriso no rosto, digo que com certeza, ele seria coitado se não andasse, se tivesse alguma doença degenerativa, se necessitasse de ajuda para comer, enfim… MAS não é o caso do Matheus! Ele é independente, come sozinho, e muito, corre, brinca, e faz muitas coisas !!!!!

Enfim, o mais triste de tudo o que eu sinto é mesmo o preconceito das pessoas!

Estava lembrando em flashes de momentos que em que ele demonstrou TOTAL entendimento e sentimento por algo que fazemos ou falamos pra ele.

Pegar a minha bolsa e dizer, vamos passear Matheus. Vocês não imaginam o rostinho dele de felicidade ao saber que vai pra rua. Isso ele puxou do pai dele, adora ficar na rua!

Passear no parque e ver uma pipa no céu, sendo empinada por uma criança. E não é que ele encontra o “dono” da pipa e fica la do lado observando o que ele esta fazendo? Uma vez, a pipa foi cortada por um menino e ele, correu até a pipa caída no chão e pegou. Não teve Cristo que tirou ela dele :-)

Falar para o cachorro dele, “Pega ele Pipoca!!!” , ele já sai correndo pro quarto dele, sobe na cama e fica esperando o pipoca chegar! As vezes, o abraça, as vezes faz carinho com o pé. Mas o mais importante é o pipoca estar no chão deitado ao lado da cama dele…  toda hora, ele põe a cabeça pra baixo pra ver se ele esta lá. Nada de muito carinho, mas literalmente companheirismo.

Chegar na casa da Vovó! AH se vocês soubessem a alegria dele quando chega na casa da minha mãe e encontra: Bife a Milanesa e Feijão. Eu brinco que ele olha pra minha mãe e vê grãos de feijão! Ele simplesmente adora o feijão dela e dá risada, bate palmas e demonstra TOTAL alegria quando vê que ela esta preparando pra ele.

Água! Como esse menino gosta de água. Ele foi na praia a pouco tempo e ficou maravilhado quando viu o mar. No começo ficou assustado, mas logo que percebeu o movimento das ondas, foi logo entrando! Eu aproveitei para usar isso a meu favor e fazia ele sentir a sensação de expectativa…coloquei ele o meu colo e sentei ele de costas pro mar, e assim ficava contando 1, 2, 3 e chegou! E a onda batia nas suas costas! Ele morria de rir!!!!

Brincar de pega pega! Isso fascina ele. Nada como ter seus amigos correndo com ele pela escola para que no final todos se abracem. Não é de fato um pega-pega, mas como ele ama esse momento.

Uma das coisas que eu acho mais bonitinho que ele faz é no momento dos filmes que esta assistindo e, como ele tem uma memória excelente e já sabe quase todos os desenhos de cor, ao saber a próxima cena que lhe cause alguma sensação diferente, medo, alegria, susto, etc… ele tampa os olhinhos com as duas mãos! É a coisa mais rica desse mundo!!!!!!!!!! Isso é uma coisa excelente que conseguimos com ele. Ele não é vidrado em uma coisa única. Assiste todos os desenhos dos mais variados tipos: Carros, Thomas e Seus amigos, Charlie e lola, Nemo, turma da monica, pingu, elmo, robôs, HI-5, Miss Spider, Madagascar, toy story, a era do gelo (adora os 3 filmes e sabe o que cada um fala), mostros, Mickey, enfim!

O melhor disso é que ele tem os personagens, livros e brinquedos de quase todos os filmes que citei acima e no momento que começa o filme ele começa a procurar algo do filme. Não necessariamente ele brinca, com exceção do Thomas, mas fica com as coisas perto dele. Tipo : “ Eu sei que filme é esse”.

Outra coisa que o fascina, são aviões. Como podemos ver o Aeroporto de Congonhas de casa, vira e mexe ele fica na sacada vendo os aviões subir e descer.. Tem vários aviões e sempre os carrega com ele.

Ele percebe também, facilmente, quando o clima não esta bom no lugar que ele está. Uma briga, uma fala mais alta, já o deixa tenso e ele busca refúgio em alguém que confia. De fato, os autistas são muito mais sensíveis que qualquer outra criança.

Em um blog, que acompanho. A D O R E I os itens listados abaixo como MITOS do autismo.

1)      Nem todos somos Einsteins, mas tão pouco somos incapazes de aprender

2)      Não estamos isolados no “nosso mundo”, mas compartilhamos o mesmo mundo. Sò precisamos de tempo, para nos “adaptar” e será mais fácil a ajuda

3)      Sentimos e somos capazes de demonstrar afeto. Não somos “intocáveis”

4)      Falam que não falamos, embora existam muitas outras formas de se comunicar. Além disso, muitos de nós falamos sim.

http://autismosinmitos.blogspot.com

Moral da historia de hoje. Matheus é uma criança igualmente capaz de aprender, se relacionar, amar e demonstrar isso como qualquer outra. Ele apenas tem dificuldade de expressar o que sente e de se socializar com as pessoas.

Mas fico pensando….quem de nós, as vezes, não consegue demonstrar para o outro o que esta sentindo??!?!?!?!

3 responses to this post.

  1. Posted by Renata Oda on 13/02/2012 at 20:33

    Nao eh facil… Hj msm passei por situacao constrangedora. Ai passei o link do seu blog e da Dea. A pessoa ficou envergonhada. Pedi pra ela nao ficar… Que apenas lesse e espalhasse informacao. E assim bora nois no trabalho de formiguinha! Bjao

    Responder

  2. Ré,
    Eu sei bem🙂
    Mas acho que nos três juntas e mais, muito mais do que formigas !!!!
    Fiquei tão feliz de saber que você vai no encontro dia 26!!!!!
    Bjo queridona !

    Responder

  3. Oi Gi,
    que linda postagem. Obrigada por vc ter se tocado tão profundamente com o post dos mitos do autismo. Quando isso acontece, é bom demais, dá uma recompensa maior à nossa luta!
    Ainda restam alguns mitos que vou seguir postando aos poucos.
    Retirei dessa página da Espanha, e vou traduzindo.
    bjs prá vc e a coisa mais linda do mundo que é o Matheus!
    Claudia

    Responder

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

TodosSomosSemelhantes

Um pouco mais sobre a nossa vida...

Uma voz para o autismo

Um pouco mais sobre a nossa vida...

%d blogueiros gostam disto: