Mudanças…e a confusão que elas causam !

Estou sempre com alguma idéia sobre que vou escrever de novo na cabeça. Tantas são as coisas…

Mas hoje, resolvi falar um pouco sobre o significado da palavra mudança!

Normalmente pra nós, pessoas neurotípicas, a mudança já causa frio na barriga, medo, insegurança e muita ansiedade.

Para o Matheus, mudança significa, no primeiro momento, medo, pavor, ansiedade!

Muitas são as lembranças de situações que o fizeram agir com total descontrole por estar com medo e simplesmente não conseguir me dizer, ou mesmo entender o que ele estava sentindo!

Pra ele, o que mais causa desconforto esta associado à barulho alto e lugar novo.

Uma criança que tem, como ele, sensibilidade sensorial, ouve 8 vezes mais que uma pessoa normal. Imaginem vocês, um som alto de uma festa o que faz com a cabeça dele? Um grito? Um monte de gente falando alto! Ok, já da pra parar!

Qualquer que seja o lugar que formos com ele, precisamos sempre tentar adiantar o que vai acontecer, porque isso o deixa mais seguro. Como ele ainda, AINDA, não fala não me responde, mas sabemos, pois ele demonstra, que entendeu, que ele nos ouviu e já esta se preparando. As vezes, com choro, as vezes  com alegria e um lindo sorriso depois que acabamos de falar.

E eis que ele conseguiu entrar em um pula pula...pelo menos com a Tia Marcia, SIM🙂

Em um dos cursos que fiz, com uma Mãe e especialista no assunto, Marie Dorion, ela explicou de uma forma tão clara que eu simplesmente fiquei maravilhada!

Durante uma conversa em um bar.  Considerando que você esta com uma amiga, o que você vê? Ouve? Sente?

Nós, apesar de saber que tem uma música tocando alto, várias pessoas na fila conversando ao mesmo tempo tentando pagar, pessoas nas mesas  vizinhas conversando, dando risada, comendo, no balcão alguns chamam o garçon pra pedir algo pra beber e assim vai… MAS nós, simplesmente prestamos atenção na pessoa que esta conosco e conversamos somente com ela, desconectando de todo esse estímulo sensorial que acontece ao nosso redor.

No caso do Matheus, e de muitas crianças que tem sensibilidade sensorial, eles não filtram nada! Prestam atenção em tudo, ouvem tudo ao mesmo tempo e isso os deixa completamente confusos! Não que eles não queiram fazer como nós, mas eles não conseguem! Simples assim.

Hoje, tive uma experiência dessa de mudança e sua reação aqui em casa. Como esta muito quente, resolvi tirar o colchão do quarto dele e colocar na sala, um local mais arejado da casa, pra gente dormir. Quando ele viu eu retirando o colchão da cama, começou a espernear, eu no meio de todas as coisas que estava fazendo, não prestei atenção, e fui trazendo o colchão pra sala e ele cada vez mais bravo! Quando ajeitei tudo, ele deitou no colchão, abraçou seu travesseiro e ficou deitadinho um tempão… eu fiquei observando e pensei…meu Deus ele não queria que eu tirasse o colchão do quarto! Fui tentar faz um teste pra ter certeza e tentei tirar o colchão do lugar. Ele já começou a resmungar e abraçou o colchão…quer dizer, Dá pra vc parar de mexer nas minhas coisas, Mãe?🙂

Levou um tempo, mas conseguimos perceber o que o incomoda … Eu não tenho certeza se um profissional, um terapeuta, consegue ter o mesmo feeling que os pais. Não com a mesma intensidade! Por outro lado, eu sei que cada criança é única e não existe nenhum autista igual ao outro, então pode ser que exista sim um modo mais fácil de entender o que eles estão tentando expressar!

Conseguindo vencer seus medos

Matheus precisa sempre de um tempo para tudo. No final, ele acostuma e curte. Mas precisa de um tempo pra entender o que se passa ao seu redor, como funciona o novo local, o que aquelas pessoas “querem” com ele.

Passeio à Fazendinha com a Escola

Mas afinal, quem de nós não precisa de um tempo pra entender uma situação nova em que a vida nos impõe?

5 responses to this post.

  1. Oi Gislaine, cheguei aqui através da Tia Márcia, que eu amo e meu filho também!
    O Gabi está com 7 anos e foi aluno das acácias desde o mini-mini, sei como essa Escola e seus funcionários são incríveis! Mas não é do Gabi que queria comentar….tenho um irmão, hoje com 14 anos que sofreu a infância toda com a super sensibilidade auditiva… que bom que você descobriu cedo, o Marcelo tinha fama de manhoso, chorão e medroso….. até que um dia, lendo uma revista Veja, descobri que ele poderia ter esse probleminha….quando ele nasceu, teve vários problemas e ficou na encubadora por 1 mês….a encubadora faz um barulho extremo, que nós adultos não percebemos, mas que para os bebes é um transtorno…depois de muitos idas a vários médicos, descobrimos a super sensibilidade….ele já tinha 6 anos!!!
    Acredito que com uma Mãe como você e uma família unida o Matheus terá uma infancia feliz e incrível! Boa sorte querida, e tudo de bom para seu tesouro ( porque eles são a maior jóia que podemos ter!)

    Barbara Clemente

    Responder

    • Posted by Marcia on 14/05/2016 at 14:46

      Barbara querida, so agora vi sua msg, q bacana , fico muito feliz em ter sido uma ponte entre vcs!

      Responder

  2. Lembrei muito do livro “Uma menina estranha” enquanto você fala da sensibilidade sensorial. Já leu?
    Tô gostando mtoooo de ler, Gi!
    Esses nossos meninos são nosso orgulho e motivação!
    Bjão gdão

    Responder

  3. Posted by Márcia Bastos Satyro on 10/02/2012 at 17:16

    Como eh bom e importante um canal aberto assim, para as pessoas trocarem ideias e principalmente experiências tão ricas e essenciais para o maior conhecimento ou até um consolo para alguns momentos difíceis de nossas vidas…
    Fico muito feliz com essa abertura, incentivo e forca que você esta demonstrando para as outras pessoas e para sua vida principalmente!
    Lendo o post acima da Bárbara, percebo como eh necessária a troca de experiências e discussões de fóruns sobre assuntos de tamanha importância…
    Colocarei agora em aberto como me sinto lisonjeada e feliz por fazer parte da vida do Matheus, assim como de tantas outras criancas que fizeram e ainda fazem parte da minha vida, o que levarei para sempre no meu coracao…
    Vocês sao muito importantes para mim!!!

    Responder

  4. Oi Gislaine, parabéns pelo Blog, adorei, visitarei sempre, Matheus é lindo…
    abraço Fraterno
    Liê e Gabriel/autista

    Responder

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

TodosSomosSemelhantes

Um pouco mais sobre a nossa vida...

Uma voz para o autismo

Um pouco mais sobre a nossa vida...

%d blogueiros gostam disto: